Sejam bem vindos!
Se vocês gostam de saber novidades sobre livros e filmes está no lugar certo!

Conselhos amorosos de Emily Brontë


Autor: Anne Donovan
Editora: Essência
Páginas: 351
Sinopse: Não existe tédio da família O’Connell. Fiona, entre seu irmão quieto e suas irmãs gêmeas maldosas não consegue ver graça em sua vida. Mas sua rotina está prestes a mudar para sempre. Em apenas um dia sua família passará por situações devastadoras, trazendo mudanças, novos relacionamentos e verdades. Sempre com a mente em sua ídola, Emily Brontë, Fiona agora precisa tomar decisões que mudarão a sua vida. 


Olá pessoal, venho mais uma vez com uma resenha mais do que especial para mim aqui hoje, a resenha do livro “Conselhos amorosos de Emily Brontë”.  Que eu tive o prazer de receber a última versão antes de ir para gráfica, em uma promoção do selo Essência, e resenhar este livro incrível para vocês. Para começar devo dizer que este livro veio em muita boa hora para mim, pois eu me identifiquei muito com a Fiona, a personagem principal, pois estava sentindo a mesma confusão que ela, e meio que a leitura desse livro me fez ver que isso é normal e ter animo novo.
Para mim esse é um livro que fala, primeiramente, de refúgio. Muitas vezes na vida estamos passando por situações que nos deixam tristes, confusos, magoados ou/e perdidos e quando estamos nesse momento, nós nos fechamos e achamos que ninguém mais sabe o que é sentir o que nós estamos sentindo ou que ninguém tem tempo para parar e nos ouvir e ajudar, e isso é um dos elementos que te conecta a personagem principal, a tristeza de não poder compartilhar nossos “pesos” com ninguém, contudo, no caso de nossa protagonista, ela encontra refúgio na Arte, a Arte é uma forma de ela expressar ao mundo e a todos o que ela está sentindo, uma forma sutil de mostrar o que está acontecendo com ela e que ninguém vê.

E, segundo, o livro fala sobre crescer. O livro é narrado pela Fiona, que na primeira parte do livro parece ter um 12 anos e é totalmente viciada na Emily Brontë (viciada mesmo, quer ser como ela em tudo) e acaba com ela adulta, já formando sua família, o livro não tem uma trajetória totalmente linear, às vezes ele pula algum tempo entre um acontecimento e outro, ou conta um acontecimento que aconteceu depois do que aconteceu primeiro que é contado depois (entenderam?? Ela trocava a ordem, o segundo, antes do primeiro), e isso me confundiu um pouquinho no começo do livro, mas depois você pega o jeito e consegue ler numa boa. E nessas 351 páginas do livro, nós vemos a Fiona crescer, e passar de uma adolescente, com seu primeiro amor, a uma adulta. E o mais legal desse amadurecimento, no livro, foi que ela não se transformou de adolescente a adulta no dia que ela fez 18 anos, ela demorou, ela sofreu, ela tomou muitas decisões precipitadas, de que ela se arrependeu depois. E foi isso que me fez gostar da estória, o processo de crescimento. E acredito que isso é o que vai chamar a atenção das pessoas, em muitos livros nós vemos adolescentes passando por feitos difíceis na adolescência e em outros, adultos passando por feitos difíceis na vida adulta, contudo, é muito raro nós vermos a transição, o processo de amadurecimento da personagem da adolescência para vida adulta e isso chamou muito a minha atenção. A autora conseguiu fazer com que os sentimentos da personagem transbordassem pelas páginas e isso foi muito positivo, a personagem realmente estava viva no mundo de Anne Donovan.

Todavia, eu achei muito fraco na estória a participação da Emily Brontë, porque pelo título, eu pelo menos, conclui que a Emily teria uma influência mais direta na vida da Fiona, mas não, no começo a influência dela na vida da Fiona era muito clara, porém mais como uma inspiração, uma pessoa que você quer seguir os passos, não como uma conselheira amorosa. E depois, mais para o meio do livro, essa parte se perde de vez, você não percebe claramente a influência da vida, ou dos conselhos amorosos da Emily Brontë na vida da protagonista e essa mudança de rumos na estória meio que fez o livro perder um pouco da essência, que era afirmada no título e na sinopse. Porém, fora a isso, é um ótimo livro que conta o relato de alguém que viveu, que se arrependeu, mas que não teve medo de refazer tudo e de encarar a vida de cabeça erguida e com sinceridade (coisa que falta em muita gente por ai).

 É isso pessoal, esse é realmente um bom livro para você refletir sobre que rumo você está tomando na sua vida, as decisões que você já tomou e aqueles momentos de loucura que você olha para atrás e fala “Eu não acredito que fiz isso!”. Então leiam!! Vale muito à pena!
Beijoss... 

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital