Sejam bem vindos!
Se vocês gostam de saber novidades sobre livros e filmes está no lugar certo!

Resenha - O Filho de Ester


Autor: Jean Sasson
Editora: Best Seller
Páginas: 486
Sinopse: Jean Sasson, autora da trilogia Princesa, nos traz O filho de Ester, seu primeiro romance histórico. Envolvendo alguns dos períodos mais importantes do século XX, como o Holocausto e a ocupação da Palestina pelas tropas israelitas, a obra narra a vida de três famílias inexoravelmente interligadas por essas tragédias, cada uma escondendo segredos que assombram as outras há anos. Porém, há um segredo tão impactante que, mesmo após o mistério ter sido revelado, terá o poder de destruir muitas vidas.


A história de “O Filho de Ester” começa em Paris em 1938 quando uma bela jovem polonesa Judia chama Ester, se apaixona por Joseph, um homem muito bonito que conhecera em uma viagem a França. Logo que o casal se viu, foi paixão a primeira vista e logo o casal decidiu se casar. O casamento de Joseph e Ester foi pelo amor, e não pelo antigo costume de casamentos arranjados, o que faz os pais da menina se perguntarem se ao quebrar a tradição, não estariam trazendo infelicidade e sofrimento ao casamento de sua única filha. Depois de alguns anos perceberam que seus medos eram infundados e que Joseph, apesar de ter fama de mulherengo, se mostrou um marido fiel e amoroso, que faria de tudo por sua linda esposa.
Jean Sasson é a minha autora preferida quando o assunto é o Oriente médio e histórias reais, ela é muito sensível na sua narrativa e apesar de mostrar os vários lados de uma mesma história neste livro percebe-se que ela não tenta apontar culpados, mas sim com muito cuidado, mostrar como é a vida dessas pessoas, o que elas passam, como elas são. Sasson abre as portas de uma cultura rígida, que só conhecemos pelos noticiários, como uma cultura arcaica e que só causa ódio e rancor, mas há muito mais por trás a se conhecer. Há amor, há paixão por suas crenças e fidelidade. Algo que nós, ocidentais, não conhecemos.
A história em O Filho de Ester é pesada, pois junta acontecimentos reais como a segunda guerra mundial a vários acontecimentos ficcionais paralelos que impedem a linearidade da história, pois em um momento estamos em Varsóvia e quando nos acostumamos com a narrativa e os personagens, pulamos para outro lugar e a história perde o ritmo. Até o final do livro nós não descobrimos o que a autora pretende ao nos contar a história de Ester e Joseph, mas no final descobrimos a razão do título. Minha impressão é que se a história tivesse sido escrita ao inverso, ia prender mais a atenção do leitor a narrativa e ia deixar a sensação de que você está lendo e não sabe para que, de lado. Vale citar também os personagens muito bem construídos e diálogos bem feitos (Marca registrada da autora).

No geral, um livro muito bom que nos faz pensar em uma realidade totalmente diferente da nossa, mas tão rica e linda quanto. Como primeiro romance de ficção história da autora, acho que ela foi muito bem. E Para terminar a resenha desta bela história digo: “Abençoado sejas Tu, Deus, nosso Senhor, mestre do universo, que é bom e fez o bem.”.




0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital